Para o primeiro texto do Blog, escolhi um assunto que é de grande importância. Confesso, porém, que a motivação imediata para a escolha do tema foi mais lúdica.
Acontece que, no dia anterior à escrita deste texto, um perfil de humor produziu um vídeo sátira sobre a coloração pessoal o qual confesso achei bastante divertido.
No entanto, ao navegar pela sessão de comentários do vídeo, percebi o quanto o assunto coloração pessoal ainda é desconhecido – mesmo entre alguns que o tentam estudar.
Guardo em meu coração aquela antiga, porém sabia, ideia: antes de se lamentar por algo, tentar dar algum tipo de contribuição para melhorar a situação.
Pois é justamente isso que busco fazer neste breve texto.
Minha primeira missão é tornar acessível um assunto que em si mesmo é muitas vezes técnico e complexo, navegando por teorias científicas, fisiologia, antropologia com pitadas de filosofia do conhecimento. Deixemos isso tudo para depois.
O que eu quero agora é responder da forma mais clara e direta que puder as perguntas fundamentais que você certamente já se fez um dia ou está se fazendo agora sobre a coloração pessoal:
O que é Coloração Pessoal? Você já se perguntou o motivo pelo qual determinadas roupas com certas cores ficam tão bem em você e já outras roupas com outras cores não? Ou então porque aquela peça ou mesmo maquiagem que fica deslumbrante em uma amiga ou parente parece que te apaga e deixa com o aspecto envelhecido? A coloração pessoal nada mais é do que a resposta para essas perguntas. Cada pessoa carrega em si características de Beleza que a fazem harmonizar melhor com determinadas cores – eis aí o núcleo da coloração pessoal.
O que é uma Paleta de Cores? A partir de suas características de dimensão (quente e frio, claro e escuro, intenso e opaco) podemos dividir as cores em categorias. Essas categorias são as chamadas paletas de cores. Dizemos que uma pessoa é de determinada paleta (ou cartela) quando a categoria da beleza dela corresponde a mesma categoria de tal ou qual paleta.
A cartela faz diferença mesmo? Pra mim é tudo igual…
Veja só, durante muito tempo para mim também era tudo igual. Confesso que nos primeiros testes que presenciei, enquanto ainda namorado e depois noivo da Célia, não via absolutamente nenhuma diferença no rosto das clientes conforme diferentes cores eram testadas (repare bem que era um contexto de teste presencial).
Aos poucos, conforme comecei a prestar mais atenção e a querer entender a coloração pessoal, as diferenças começaram a se manifestar aos meus olhos. Elas sempre estiveram lá, mas eu não era capaz de enxergar.
A visão, como qualquer outro sentido, precisa ser treinada e refinada. Da mesma forma que podemos aprender a apreciar música e a degustar vinhos, podemos aprender a visualizar as cores e seus impactos na beleza humana.
Mas cuidado, por mais que eu não enxergasse os efeitos visuais, eu conseguia captar que uma situação era, por motivos ainda desconhecidos, melhor do que a outra. Que um conjunto de cores funcionava melhor. Que uma proposta visual tinha mais Beleza e Harmonia que outra.
Ou seja: por mais que você ainda não consiga enxergar claramente a diferença que as cores causam nas pessoas, ainda assim essa diferença existe e gera um impacto em você, na sua percepção e mesmo nas suas ações, reações e pensamentos.
Por que é preciso um teste (caro) pra descobrir a Cartela?
Porque o diagnóstico da cartela é uma tarefa sensível que exige muito cuidado, atenção e o olhar de um profissional altamente treinado e qualificado. Infelizmente nem todos os profissionais da área atendem a estes critérios o que causa algumas impressões negativas sobre o serviço.
Agora, nas mãos de um bom profissional, descobrir a cartela é um investimento para o resto da vida. Traz autoconhecimento, assertividade nas compras e combinações, fortalece a autoimagem, aumenta a autoestima e também traz economia.
Veja só, falando do preço, você precisa entender o verdadeiro valor da entrega primeiro.
Um único investimento errado quando o assunto é escolha de cores para a imagem – em uma peça mais exclusiva, ou na coloração de uma joia / semi-joia, ou na coloração do cabelo, ou ainda em uma compra de várias peças em uma liquidação – já supera facilmente o valor investido para descobrir a cartela e não mais errar.
Um dos maiores motivos de arrependimento de compras e de não utilização de peças é relacionado com as cores. Na hora pareceu bom, depois não.
Este é somente um dos problemas que a cartela soluciona.
Vou encerrar este primeiro texto aqui após estas quatro perguntas. Mas gostaria de ouvir sua opinião, suas dúvidas e o que mais gostaria de ver por aqui. Obrigado por sua atenção na leitura e até a próxima.
Abraços,
Lucas Casagrande